Saiba mais sobre a prevenção ao suicídio e seja um cidadão salva-vidas.
Precisamos falar sobre suicídio.
Respira fundo, pega um café e vem conversar. Esse assunto existe e não adianta a gente ficar fugindo dele. É urgente que a gente converse sério e compartilhe informação fundamentada para podermos juntos, quem sabe, salvar vidas. Vamos?
Falar sobre suicídio e doenças psicológicas ainda é um tabu, além das dificuldades naturais que temos para cuidar ou valorizar o que não vemos, existe toda uma cultura que invisibiliza assuntos relacionados a esses temas.
Ainda sim, 17% das pessoas no Brasil já pensaram em tirar a própria vida e os números comprovam uma triste realidade: a taxa de suicídio no Brasil aumentou 3,4% nos últimos anos – segundo dados da Fiocruz.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que mais de 1 milhão de casos ocorreram em 2019. No Brasil são 14 mil casos por ano, em média 38 pessoas por dia.
Pode ser que você não tenha pensado nisso, mas alguém perto de você esteja pensando. E todos nós podemos ajudar. Vamos falar sobre prevenção ao suicídio?
Parece impossível ajudar, contudo existem muitas coisas que podemos fazer para salvar vidas. Vamos começar pelo básico:
Nada de tirar sarro de condições psicológicas, um diagnóstico de depressão, por exemplo, ou ficar falando pra quem diz que “só quer sumir” só deixar isso pra lá. Muito menos compartilhar informações sem fundamento nas redes sociais. Combinado?
Se alguém ao seu redor dá sinais, fique atento:
- SEMPRE ouça com atenção o que a pessoa está sentindo;
- Não julgue, não tenha preconceito;
- Não dê conselhos: “você precisa esquecer isso…”;
- Demonstre que é alguém de confiança;
- Não faça comparações;
- Não mude de assunto, nem faça comentários do tipo: “vai dar certo, vai passar”;
- Não ria ou faça piadas;
- Não hesite em questionar aberta e diretamente a ideia de suicídio: “você pensa em morrer?”
- Sempre oriente a busca de ajuda de profissionais.
Acolhimento e entendimento de todos nós aliados a ajuda profissional salvam vidas. No Brasil, desde 2013 temos a campanha Setembro Amarelo, promovida pela Associação Brasileira de Psiquiatria, e é a maior campanha anti estigma do mundo.
Lembre-se: todos nós podemos participar ativamente da prevenção ao suicídio o ano inteiro, simplesmente valorizando o cuidado à saúde mental e ouvindo as pessoas com atenção.
Ficou interessado no tema?
Encontre informações e conteúdos orientados por profissionais, acesse os links:
Cartilha de Prevenção ao Suicídio: Como ajudar?
Como falar sobre saúde mental com crianças e adolescentes.
Como falar sobre saúde mental e Setembro Amarelo nas redes sociais.
