78 mil pessoas aguardam na fila por um transplante que salvaria sua vida, apenas no Brasil. Quando falamos de doação de órgãos e tecidos, o que você realmente sabe a respeito?
Se o assunto é doação de órgãos, muita gente sai da sala.
Fecha o post, vira os olhos, mas a verdade é que pouca gente parou pra pensar na possibilidade real de salvar vidas e como acontece o processo no Brasil. Por aqui, mesmo que você se declare doador, sua família pode impedir a doação, porque são eles que autorizam o processo.
E tudo começa no não, entre os motivos estão desde a não aceitação da manipulação do corpo até crenças religiosas. O resultado disso é que a cada 14 pessoas aptas a doar, apenas quatro acabam efetivando a doação. Você sabia que um único doador pode salvar até 8 vidas?
Tem mais coisas que você precisa saber:
- Em 2024, o Brasil foi recordista em transplantes com mais de 30 mil procedimentos.
- O Sistema Nacional de Transplantes (SNT) é uma referência mundial! Ele atua junto às Secretarias estaduais, dando transparência à lista de espera e proporcionando um serviço gratuito e universal
- Quase 100% dos procedimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).
- 78 mil pessoas aguardam por um transplante para normalizar ou salvar suas vidas.
O Setembro Verde é a campanha de incentivo e conscientização à doação de órgãos e tecidos, um movimento que tenta sensibilizar a população sobre a importância da doação, divulgando informações, desmistificando crenças e diminuindo o tabu sobre o assunto.
Sua origem vem do Dia Nacional da Doação de Órgãos, 27 de setembro, e em alguns estados como MS e SP foram criadas leis específicas para instituir campanhas e orientar a população.
Precisamos criar uma cultura doadora, incentivando que as pessoas conversem abertamente com suas famílias sobre o desejo de serem doadoras.
Checklist do doador:
Manifeste seu desejo de doar.
Faça combinados com sua família para garantir seu desejo.
Informe-se sobre a doação de órgãos.
Traga sempre o assunto para a mesa, vamos acabar com tabus.
Saiba mais, acesse:
Sistema Nacional de Transplantes
Tire dúvidas sobre transplantes
