Prato também conhecido como macarrão pantaneiro ou macarrão boiadeiro.
O macarrão de comitiva, um prato típico do Pantanal, nasceu para ser uma refeição prática e nutritiva preparada pelos peões em longas viagens de transporte de gado. Com ingredientes simples, que não estragavam facilmente, como carne de sol, refletindo a simplicidade e rusticidade da vida pantaneira.
A Comitiva e a refeição:
Comitiva” pode significar, em geral, um grupo de pessoas que acompanha por homenagem ou dever, funcionando como um cortejo. Também pode se referir a um grupo de peões que viaja para conduzir o gado de um lugar para outro, um uso bastante conhecido no contexto do Pantanal.
O prato – Macarrão de Comitiva – foi criado pelos peões pantaneiros e tropeiros que percorriam o interior do Brasil, transportando gado por vários dias. Trazendo praticidade a necessidade de uma alimentação de fácil preparo e que não estragasse rapidamente ao longo do trajeto, quesitos fundamentais para a criação dessa herança culinária.
Sobre o macarrão:
- Simplicidade e sabor: É um prato rústico, mas muito saboroso e nutritivo, feito com ingredientes simples.
- Uma panela: A praticidade é uma marca registrada, pois todo o preparo é feito em uma única panela, facilitando a logística da comitiva.
- Variação do arroz carreteiro: O macarrão de comitiva é considerado uma variação do arroz carreteiro, outro prato tradicional dos tropeiros e peões.
- Símbolo da cultura pantaneira: O macarrão de comitiva representa a cultura e a tradição da região do Pantanal, sendo um prato que conquistou não só os peões, mas também o paladar das cidades, difundindo a culinária regional.
Sabor de história viva
O Macarrão de Comitiva é um legado de MS e hoje movimenta, inclusive, parte do nosso turismo gastronômico – tão rico e saboroso. Comida de comitiva é história viva, é tradição gastronômica, é experimentar o que há de clássico no Pantanal Sul. Além de preservar nossa cultura e patrimônio imaterial.
Em breve nossa ideia é trazer receitas das nossas comidas tradicionais e quem sabe nossos chefs? Acompanhe nosso blog.