Os tipos de panela que você precisa conhecer (e usar com orgulho)

Afinal, elas dão o toque, elas são o brilho, o The Life of a Showgirl, da nossa cozinhança. 

Se você, assim como nós, ama cozinhar e, ainda por cima, quer elevar os sabores da culinária sul-mato-grossense — seja fazendo pra família um arroz com guariroba, alegrando os amigos com um macarrão de comitiva, ou um bom caldo de peixe  cura ressaca — é importante entender que as panelas fazem diferença de fato.

5 panelas que todo cozinheiro evoluído deve ter

  1. A panela de ferro fundido: é ideal para cozimentos lentos, feijão, ensopados e até pães. Sua capacidade de retenção de calor ajuda a manter a temperatura estável.
    ➤ Confira uma opção: Panela Caçarola De Ferro Fundido e Cabo De Madeira
  2. A Wok é perfeita para refogar, saltear e fritar rapidamente, mantendo textura e cor dos ingredientes.
    ➤ Exemplo: Panela Wok Tramontina Loreto 28 cm
  3. Já a panela de cobre tem como sua maior vantagem o controle de calor: esquenta e esfria rápido, ideal para molhos e preparos delicados.
    ➤ Exemplo: Jogo de Panelas com Fundo de Indução 4 Peças Copper
  4. Na panela de cerâmica (pode ser revestida) você tem vantagens no preparo de assados, sopas e molhos, combinando durabilidade e propriedades antiaderentes saudáveis.
    ➤ Exemplo: Conjunto 5 Panelas Cerâmica Casa do Chef
  5. Por fim, ela que é a Taylor Swift da cozinha: frigideira de aço inox com fundo triplo, excelente opção para selar carnes, preparar grelhados e lidar com alimentos que reagem com panelas comuns.

Frigideiras são itens essenciais porque nelas você consegue agilizar no dia a dia, fazendo os mais variados preparos rápidos sem grudar.

Todo amante da boa comida precisa conhecer

diferentes tipos de panelas, testar cozinhar nelas nos ensina muita coisa sobre o tempo de preparo e resultados únicos quando alteramos algo tão trivial quanto a panela. Cada cultura tem seu próprio material, formato e motivos fundamentais para escolha dos utensílios de cozinha.  

Por exemplo, após um boom no tiktok nas trends de cozinha e do sucesso dos programas orientais como animes e doramas, a fritadeira japonesa virou um sonho de consumo de muito jovem. E olha, dá pra entender o apelo. 

A peça “surpresa” que rouba olhares: a frigideira japonesa

Poucos pensam nela, mas a fritadeira japonesa (tempura pan) pode ser o diferencial na sua cozinha. Ela permite frituras precisas e controladas, sendo ideal para peixes, petiscos crocantes e até ingredientes delicados.
➤ Exemplo: Fritadeira Tempura Japonesa com Termômetro

O sabor das tradições começa na panela certa

Imagine preparar um peixe de rio crocante, usando a fritadeira japonesa para manter a leveza, e depois finalizar no ferro ou na wok para realçar aromas. Isso é unir tradição e inovação em pratos que viram história de família.

Aqui fica essa listinha de panelas para nossa wishlist, mas lembre-se que na cozinha o fundamental é o tempo, reforçando a conexão entre afeto, sabor, as boas panelas e a risada dos nossos amores.

Rolar para cima