Outubro Rosa: prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama salvam vidas

Informação, cuidado e empatia são as maiores armas na luta contra o câncer de mama.

Pare para pensar que:

74 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de mama, no Brasil, por ano. Vamos falar de Outubro Rosa valendo? O diagnóstico precoce aumenta em até 95% as chances de cura. Então, porque mais de 40% dos casos ainda são detectados em estágios avançados? 

Em 2023, mais de 20 mil mortes por câncer de mama foram registradas, um salto de 38% nos últimos dez anos. Em contrapartida, cerca de 4,4 milhões de mamografias foram realizadas pelo SUS em 2024; dessas, 2,6 milhões na faixa etária prioritária – de 50 a 74 anos. 

O Outubro Rosa é mais do que uma campanha…

É um chamado à ação. O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres brasileiras, com cerca de 73 mil novos casos por ano, segundo o INCA. Apesar dos números altos, quando descoberto cedo, o tratamento tem até 95% de chance de sucesso.

O diagnóstico precoce é o principal aliado. A mamografia, recomendada para mulheres de 50 a 69 anos a cada dois anos, permite identificar alterações ainda em fase inicial. Mas é essencial observar sinais como nódulos, secreções, retrações ou mudanças na pele e no formato da mama e procurar atendimento médico sem demora. Fique sempre de olho nos sintomas.

Diagnóstico que salva:

O diagnóstico precoce inclui dois conceitos distintos mas complementares, o sintomas e o rastreamento, ambos confirmados pela biópsia. 

Diagnóstico precoce de sintomas é quando mulheres ou profissionais de saúde identificam sinais ou alterações suspeitas (nódulos, secreções, retração, mudança de pele etc.). 

Rastreamento (ou screening) são os exames regulares em pessoas sem sintomas, para identificar tumores em fase inicial. No Brasil, a mamografia para rastreamento é recomendada para mulheres de 50 a 69 anos a cada dois anos. 

A confirmação diagnóstica é feita por meio de biópsia, com análise patológica. Exames de imagem (mamografia, ultrassom, ressonância) são usados apenas para investigar suspeitas. 

Além de sintomas e diagnósticos, as mulheres podem também agir em busca de prevenção. Ter hábitos saudáveis previne não só o câncer de mama, mas vários tipos de câncer e outras doenças. 

A prevenção também passa por escolhas diárias: 

  • Praticar atividade física regularmente;
  • Alimentar-se de forma saudável;
  • Não fumar;
  • Ter o peso corporal adequado;
  • Não ingerir bebidas alcoólicas;
  • Evitar uso de hormônios sintéticos em altas doses.

São muitas as atitudes que reduzem o risco da doença. Neste Outubro Rosa, lembre-se: cuidar de si é um ato de amor e resistência. Falar sobre saúde da mulher é quebrar silêncios, fortalecer laços e lembrar que informação salva vidas.

Não importa a opnião dos outros: FAÇA SEUS EXAMES! 

Rolar para cima