Qual a melhor lição que um avô, avó ou outro idoso te ensinou?

Compartilhe essa história nos comentários e celebremos juntos a sabedoria de quem já viveu tanto!

No Dia Internacional do Idoso celebramos a sabedoria, a experiência e a resiliência de uma geração que construiu o nosso presente. Além disso, reforçamos a importância de combater a violência e a discriminação contra a pessoa idosa

O envelhecimento é um processo natural e digno, e é nosso dever garantir um ambiente seguro e respeitoso para todos. Vamos construir uma sociedade que respeite a trajetória e a voz dos mais velhos. Até porque estamos todos envelhecendo, ainda bem! 

Dados que valem a pena lembrar:

  • A população idosa no Brasil cresce: em 10 anos, o percentual de pessoas com 60+ passou de cerca de 11,3% para 14,7%. 
  • Hoje, já são dezenas de milhões de brasileiros na faixa etária dos “60+”. 
  • Até 2050, estima-se que a população idosa no mundo ultrapasse 1,5 bilhão de pessoas.

Qual a “vibe” desse dia?

Mais do que festa — é dia de rever como vemos o envelhecimento! Muitos ainda carregam estigmas: “velhice = limitações”, “idoso não pode”, “coisa de velho”. Hoje, lembramos que envelhecer é natural, e que essas pessoas têm muito a ensinar, criar e fazer.

Também é dia de reconhecer conquistas e direitos garantidos. O Estatuto da Pessoa Idosa assegura uma série de medidas: atendimento preferencial, proteção contra maus tratos, participação social, acesso à saúde, entre muitos outros

Vamos juntos valorizar a passagem do tempo?

Fica o convite: rever olhar, agir com empatia e garantir que envelhecer seja também um tempo de dignidade, participação e alegria. Inspire o diálogo intergeracional!

Conversas entre jovens e idosos, troca de memórias, oficinas, encontros culturais — tudo isso aproxima gerações, faz bem ao espírito e fortalece laços.

EM CASO DE VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS DENUNCIE: DISQUE 100!

Rolar para cima